Licenciamento

Ser dono de um veículo é talvez uma das melhores sensações do mundo, sentir-se realizado ao comprar seu carro próprio. Porém, junto dele aparecem outras responsabilidades, as quais o descumprimento pode acabar resultando em uma infração do tipo gravíssima.

Estar com toda a documentação do seu veículo em dia, requer que você pague anualmente algumas taxas, no caso o licenciamento e também o seguro obrigatório, tudo isso para que você possa dirigir o automóvel despreocupado por mais um ano. Não tê-los renovado é um problema sério, já que você pode ser multado.

Por que pagar o licenciamento?

O licenciamento é obrigatório, para todos aqueles que querem utilizar seu veículo de forma legal. Ou seja, dentro dos termos da lei, e o licenciamento permite isso. Regularizando a situação do veículo. Não pagar o licenciamento resulta em multas e até mesmo em seu veículo ser guinchado.

Como registrar seu veículo?

Saber quais os passos para registrar o seu veículo também é importante. Primeiramente todo veículo deve ser registrado, segundo o art. 120 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Em seguida deve-se fazer o cadastro do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), para em seguida conseguir emplacar o seu carro, segundo o art. 115. Após este procedimento você conseguirá o CRV (Certificado de Registro de Veículo). O CRV irá constar várias informações sobre o seu veículo como modelo, marca, cor e outras informações.

Depois que estes passos forem concluídos, é hora de fazer o seu licenciamento, que inclui: pagamento do IPVA, seguro DPVAT, além da taxa e expedição de um novo documento. Esta etapa é anual, e somente depois de feita, você poderá andar tranquilo com seu carro, sem se preocupar com eventuais multas.

É importante ressaltar, que esse procedimento só é feito caso não haja quaisquer débitos do veículo, a serem pagos. Por exemplo, caso você não tenha pago um multa, não conseguirá dar entrada neste documentação; portanto é necessário quitar sua dívida, para depois entrar com o pedido de licenciamento.

Andar sem essa documentação pode me trazer problemas?

Sim, ter uma documentação como essa, que é de extrema importância, pode trazer sérias complicações para você. No artigo 230, inciso V do CTB, andar com os documentos do carro irregular é considerado uma multa gravíssima, sendo aplicado 7 pontos na sua carteira, e uma multa no valor de aproximadamente R$293,47.

Além disso, caso as documentação esteja vencida, o seu carro poderá ser “confiscado” pelas autoridades, até que toda a situação seja regularizada. Ou seja, melhor andar com toda a documentação em dia, para não ter dor de cabeça.

Para o que serve o IPVA e o DPVAT?

Basicamente o IPVA é um imposto estadual, variando o preço de estado para estado. E o valor arrecado acaba sendo distribuído para várias áreas do estado, como saúde, educação, segurança e outros.

Esta é uma taxa obrigatória para quem pretende licenciar o automóvel e andar com ele em dia.

Já o DPVAT é um seguro criado em na década de 70 para poder cobrir gastos hospitalares e de medicamentos, ou mesmo como indenização para famílias, cujos parentes morreram em acidento de trânsito, ou mesmo para pessoas que acabaram ficando inválidas.

Fazer o seu licenciamento não precisa ser algo burocrático ou uma dor de cabeça, conte conosco da SRG para te ajudar. Não fazemos toda a parte burocrática e chata, enquanto você pode trabalhar sem se preocupar com nada, te entregamos todos os documentos necessários, para que você não ande com eles atrasados. Além disso, você pode usufruir da comodidade de parcelar tudo em até 12 vezes no cartão de crédito.

A SRG Assessoria quer te ajudar a aproveitar os bons momentos de vida sem se preocupar com documentos atrasados e multas.

By |2019-09-11T18:14:21+00:00setembro 11th, 2019|Uncategorized|0 Comments